Chaparro Alentejano apresenta nova carta com sabores mais frescos para o verão

As novas propostas trazem o Alentejo à mesa com frescura e leveza, apostando na tradição e em ingredientes sazonais.

GASTRONOMIA

2/28/20252 min read

O restaurante Chaparro Alentejano, situado no coração de Beja, estreia este verão a sua primeira renovação de carta desde a abertura. O restaurante, integrado no hotel Holiday Inn Beja, tem ganho protagonismo no panorama gastronómico da região e pretende, agora, disponibilizar uma carta mais atrativa e fresca, sem esquecer a criatividade nem perder de vista as referências alentejanas.

Com curadoria do chef Miguel Rocha Vieira, VP Culinary Arts da AHM – Ace Hospitality Management, que é responsável pela gestão do espaço, a nova proposta vem reforçar a ligação à tradição alentejana com uma abordagem contemporânea, pensada para os dias quentes que se vivem na região.

Entre as principais novidades destacam-se entradas leves, sabores reinventados e uma aposta clara na frescura dos ingredientes sazonais. O gaspacho à alentejana e a salada de orelha com coentros e vinagrete são duas das propostas para abrir a refeição com um toque tradicional, mas refrescante.

No capítulo do mar, a carta dá protagonismo ao peixe fresco do dia, apresentado em duas versões consoante a pesca disponível: grelhado com esparregado, legumes e batatinhas, ou em filetes acompanhados de arroz de tomate malandrinho – um clássico da comida de conforto.

A carta de carnes ganha agora novas sugestões, como a seleção de porco preto grelhado com batata frita e salada verde ou o delicado ensopado de coelho com hortelã e batata-doce, que preservam o sabor da tradição. Não faltam também as clássicas referências da culinária alentejana, desde o borrego à carne de alguidar com migas de tomate.

Nas sobremesas, a carta contempla propostas que prometem agradar a todos os paladares: desde a clássica e indulgente mousse de chocolate ao pudim de pão com calda de café, passando pela fruta da época. Não podia faltar a tradicional sericaia – com ameixa de Elvas, claro – e a tarte de requeijão com doce de tomate: dois best-sellers que se mantêm na carta e continuam a ser uma perdição merecida, ideal para fechar a refeição com chave de ouro.

Com capacidade para 65 lugares e um ambiente acolhedor e banhado por luz natural, o Chaparro Alentejano é um espaço onde os sabores e valores da terra se refletem nos pratos, no espaço e na equipa. A carta aposta na valorização da gastronomia regional através de uma abordagem criativa e com primor técnico, sem descurar as raízes que asseguram a autenticidade dos sabores alentejanos. A nova carta está disponível ao almoço e ao jantar, sendo que, durante o período de almoço, há também um menu especial – uma proposta mais prática e acessível, pensada para quem tem pouco tempo, mas não abdica de comer bem.